domingo, 9 de outubro de 2016

Joás - Rei de Judá.

Referência Bíblica: 2 Reis 12:1-12

Versículo para Memorizar: “Joás fez o que era reto aos olhos do SENHOR todos os dias em que Joiada, o Sacerdote deu-lhe instruções.” 2 Reis 12:2

No sétimo ano do reinado de Jeú, de Israel, Joás se tornou rei de Judá. Ele governou em Jerusalém quarenta anos. A mãe dele se chamava Zíbia e era da cidade de Berseba. Durante toda a sua vida Joás fez o que agrada a Deus, o SENHOR, pois o sacerdote Joiada o aconselhava. No entanto, os lugares pagãos de adoração não foram destruídos, e o povo continuou a oferecer sacrifícios e a queimar incenso ali. Joás chamou os sacerdotes e mandou que eles juntassem todo o dinheiro recolhido no Templo, isto é, os pagamentos pelos sacrifícios, os impostos do Templo, o dinheiro das promessas e as ofertas voluntárias.

Cada sacerdote era responsável pelo dinheiro trazido pelas pessoas que ele servia, e o dinheiro era para ser usado nos consertos do Templo. Mas, no ano vinte e três do reinado de Joás, os sacerdotes ainda não haviam feito nenhum conserto. Por isso Joás chamou Joiada e os outros sacerdotes e lhes perguntou: — Por que vocês não estão consertando o Templo? De agora em diante, não fiquem com o dinheiro que receberem, mas entreguem para que os consertos possam ser feitos. Os sacerdotes concordaram com isso e também concordaram em não ficarem encarregados de fazer os consertos no Templo.

Então Joiada pegou uma caixa, fez uma abertura na tampa e pôs a caixa perto do altar, do lado direito de quem entra no Templo. Os sacerdotes que tomavam conta da entrada punham na caixa todo o dinheiro dado pelos adoradores. Quando viam que já havia muito dinheiro na caixa, o secretário do rei e o Grande Sacerdote vinham, contavam o dinheiro e o punham em sacos. Depois de registrarem a quantia certa, eles entregavam o dinheiro aos homens que estavam encarregados do trabalho no Templo, e estes pagavam os carpinteiros, os construtores, os pedreiros e os cortadores de pedras. Também compravam madeira e pedras para repararem os estragos da Casa do SENHOR, e custeavam todo o necessário para a conservação da Casa do SENHOR.

Deus ficou satisfeito com o rei Joás pelo seu trabalho de reformar e limpar a Sua casa. Agora o povo de Deus poderia vir e adorar ao Senhor em um lindo lugar!

Joás era um menino de 7 anos quando assumiu o reinado, ele era muito jovem e não tinha experiência, mas Deus o escolheu para servi-lo, naquela idade mesmo, e ele foi fiel ao Senhor. Se mesmo tão crianças temos oportunidade de conhecer a Deus, Sua Palavra e aceitar Jesus como nosso Senhor e Salvador, é porque Ele deseja nos usar agora! Estejam sensíveis à vontade e o propósito do Senhor para as suas vidas. Deus não quer esperar vocês crescerem, e se tornarem adultos, para começar a usá-los na Sua obra, Ele deseja começar hoje! Coloque-se como instrumento nas mãos de Deus, e tudo o que você precisa Ele vai te dar: coragem, autoridade, unção para evangelizar e testemunhar o poder de Deus a outros que não conhecem, mas que vão experimentar esse amor e poder através das suas vidas, creiam e Deus usará vocês para transformar a vida de muitas pessoas, a começar pela sua família!

Atividades:

Vamos brincar de “Dança das Cadeiras”? Você precisa ter uma cadeira a menos do número de crianças que estiverem brincando. Por exemplo, se forem 5 crianças, deve-se ter 4 cadeiras. Coloque uma música animada, as crianças andam dançando ao redor das cadeiras, quando a música parar, elas devem correr e tentar sentar, quem não conseguir, vai ter que falar uma forma que podemos ser usados por Deus mesmo sendo crianças (ex.: levar um amigo para igreja, contar sobre Jesus para as pessoas). Conforme as crianças vão saindo, deve-se tirar também uma cadeira, ou seja, se iniciou com 5 crianças e 4 cadeiras, assim que a primeira criança sair tira-se mais uma cadeira, ficando 4 crianças e 3 cadeiras e assim sucessivamente, até que só reste uma cadeira e o vencedor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário