sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Na África.

O dia estava ensolarado na África, continente belo e distante de nós, que se encontra do outro lado do Oceano Atlântico. Lugar de esplêndida natureza, formada por selvas e muitos bosques. Um garoto chamado Chako, estava voltando para a tribo onde morava por um estreito caminho do bosque. Enquanto caminhava, pensava em tudo que aprendera com a Missionária na pequena “Missão” onde recebera Jesus como seu Salvador. Recordava que enquanto estavam sentados debaixo de uma árvore, a Missionária leu um trecho da Bíblia que dizia: “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo”.Chako ficou muito sério e sem palavras quando ouviu esta porção da Palavra de Deus.

_O que está acontecendo com você, Chako? Perguntou a missionária.

_ Mas… como posso amar a Mbula? Ele sempre debocha de mim, me bate, faz brincadeiras cruéis comigo. Quando o vejo, meu dia acaba, se não fosse crente pegaria uma foto dele e encheria de agulhas para acabar com ele. Não! Eu não posso amar a Mbula.

_ Filho… - disse a missionária, com uma doce voz - Agora você tem Jesus no coração, deve orar por Mbula, falar do amor de Jesus para ele e começar a amá-lo.

_ Eu vou tentar Missionária. Respondeu Chako, engolindo em seco.

Enquanto caminhava no estreito caminho do bosque, Chako pensava em tudo isso, quando de repente ouviu um estranho assobio que interrompeu seus pensamentos. O assobio vinha de uma árvore. Assustado, Chako pensou:

_ Que pássaro será esse?
Chako foi seguindo o assobio, foi chegando cuidadosamente perto de uma árvore… quando de repente CRASH! Alguma coisa se quebrou debaixo dos seus pés e BRUMMMM! Chako caiu numa cilada, era um buraco que chegava até o pescoço, cheio de lama e lixo podre. Estava coberto com galhos e folhas, era uma cilada bem planejada.

Hahahahahahah! – se ouviam as fortes gargalhadas de Mbula, enquanto descia da árvore.

_ Você é um verdadeiro tolo, um burro! Eu não vou à escola dos estrangeiros, mas sou mais esperto que você! Seu tolo! Hahahaha!

Sujo, todo machucado, dolorido e muito furioso Chako saiu do buraco.

_ Ah, Senhor Jesus! Como posso amar aquele sem vergonha? Ajuda-me, por favor!

Chako orava silenciosamente, até que com paciência disse para Mbula:

_ Mbula, amanhã quero que você venha comigo para a Escola Cristã da Missão. Quero que você conheça um livro muito especial que fala de…
Dizendo isto, Mbula deu meia volta e saiu muito bravo porque Chako não brigou nem fez nenhum escândalo. Ele queria se divertir vendo Chako brigar, mas não conseguiu e foi embora chateado. Chako tinha uma cabra que era o seu orgulho, seu nome era Pana. Pana dava um leitinho e queijos deliciosos para toda a família. Além disso, Pana era amiga de Chako, ele brincava muito com ela. Um dia Pana desapareceu… Toda família começou a procurá-la, mas não encontraram nem rastos dela. Chako estava desconsolado, saiu pelo bosque para dar a última volta em procura de Pana.

Chako gritava:

_ Pana! Cadê você amiga, Pana!

Mas nada. Porém quando retornava para casa ouviu um balido:

_ Baaa… baaaa!

Ouvindo esse balido, Chako começou a perseguir esse som, e para sua surpresa chegou à casa de Mbula e a cena que viu lá não foi nada agradável. Para seu espanto, Mbula estava erguendo uma faca para matar Pana, sua querida e companheira cabra.

_ O que você está fazendo? Vociferou Chako, enquanto pulava em cima de Mbula com muita coragem para tirar dele a faca.

Mbula ficou parado sem saber o que fazer, diante dessa situação tão constrangedora. Chako conseguiu resgatar Pana sua querida companheira. Colocou-a em seus braços e saiu correndo em direção da sua casa orando em voz alta:

_ Oh, meu Senhor Jesus, eu não posso amar Mbula, me ajuda, por favor, Senhor! Toma conta desta situação para mim porque eu não consigo!
Nesse preciso momento Chako escutou um pranto as suas costas. Chako virou e olhou espantado, era Mbula que vinha após ele chorando desconsolado!

_O que aconteceu com você agora? Perguntou Chako.

_ É que estou com muita fome! Meus pais me abandonaram há muito tempo e não tenho o que comer… por isso decidi matar Pana, eu queria comê-la, me perdoa…

O coração cristão de Chako ficou comovido:

_ Venha comigo Mbula! Na minha casa tem uma jantinha, vamos comer juntos!

_ E será que posso dormir com vocês? Tenho medo da noite porque fico sozinho! Disse Mbula.

_ Com certeza, venha Mbula. Disse Chako.
E nessa noite, dentro de um lar cristão, tão diferente da sua casa, Mbula escutou pela primeira vez a historia de um Deus que o amava. Ele não podia acreditar!

_ Ele me ama? Sou um menino muito mau e estou cheio de maus espíritos, é impossível!

A família de Chako falou do amor incondicional de Jesus e Mbula recebeu Jesus no seu coração. Mbula pode sentir o amor de Jesus sendo derramado na sua vida. Então disse:

_Chako, algo muito bom está acontecendo comigo e quero te dizer que estou muito arrependido por tudo o que fiz com você.

Com lágrimas nos olhos disse:

_ Você me perdoa?

_ Sim, eu te perdoo em nome de Jesus!

Eles se deram um grande abraço, o milagre do grande amor de Deus tinha alcançado a Mbula. Depois disso, Mbula deitou e logo dormiu tranquilo e contente. Chako estava com o coração radiante de alegria e agradecido pelo milagre da restauração de Mbula, pelo amor que Deus havia derramado em seu coração, por ele e pela vida dos Missionários, então se ajoelhou na beira de sua cama e orou:

_ Obrigado Jesus pelos missionários que nos ensinam o Verdadeiro Caminho, obrigado por me ajudar a amar a Mbula e por mudar o seu coração! Obrigado… eu te amo Jesus! Zzzzzzzzzzzzz.

Assim Chako dormiu com um coração grato e um grande sorriso no seu rosto. E a partir desse dia Chako ganhou um irmão e um grande amigo, Mbula!

Um comentário:

  1. Linda história, tocante e comovente, trará o entendimento a muitas crianças sobre o perdão.
    www.versiculosbr.com

    ResponderExcluir