quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Jó.



Referência Bíblica: Jó 1:1-22; 2:1-10; 42:10-17

Versículo para Memorizar: “Quando estou com medo, eu confio em ti, ó Deus Todo-Poderoso.” Salmos 56:3

Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó, e este era homem sincero, reto e temente a Deus, e desviava-se do mal. Jó tinha sete filhos e três filhas, e era seu gado de sete mil ovelhas, três mil camelos, quinhentas juntas de bois, quinhentas jumentas. Ele era o homem mais rico do Oriente. E em um belo dia, veio os filhos de Deus se apresentar perante o Senhor, veio também Satanás entre eles. Então o Senhor perguntou a Satanás de onde ele vinha, ele respondeu que estava de redor a terra e passeando por ela. Então Deus perguntou a ele se ele já havia observado Jó, porque para Deus não havia na terra homem semelhante a ele, homem sincero, reto e temente a Deus que se desviava do mal.

Então Satanás disse para o Senhor, que se porventura Jó não tivesse as riquezas que tem, a família que tem e os animais que criara, com certeza Jó não seria temente ao Senhor. E disse ainda ao Senhor, para que o Senhor retirasse tudo o quanto Jó tem e com certeza Jó blasfemaria contra Deus. Então o Senhor disse a Satanás que tocasse em tudo o que ele tem, somente não autorizou o Senhor tocar em Jó, e o Satanás se foi. Então o Senhor permitiu e tocou nos filhos de Jó, e todos morreram em um vendaval que veio, depois seus animais foram consumidos pelo fogo que caía do céu, seus servos morreram e Jó em nenhum momento blasfemou contra Deus.

Ele disse: “Nu sai do ventre e nu voltarei, Deus deu e Deus tomou, bendito seja o nome Senhor!” Jó ficou pobre sem nada, mas mesmo assim Jó continuava adorando a Deus. Foi aí então que Satanás pediu permissão a Deus para tocar em Jó, Deus disse a ele que poderia, mas não tocasse na alma de Jó. Então Jó ficou com lepra em todo o corpo, doía muito, Jó se coçava com os cacos das telhas. Sua esposa enlouquecida disse “amaldiçoa o seu Deus e morra!” Mesmo assim, Jó sem família, sem os servos, sem riqueza alguma e ainda com lepra, continuou temendo a Deus e não blasfemou.

Passado todo o tempo da tormenta na vida de Jó, Deus lhe recompensou, deu-lhe o dobro de toda a riqueza que tinha, e mais filhos e filhas. E depois disto, viveu Jó cento e quarenta anos, e viu aos seus filhos, e aos filhos de seus filhos até a sua quarta geração. Então morreu Jó, velho e farto de dias.

Imagine se você, da noite para o dia, perdesse sua família, dinheiro, saúde, e as únicas coisas que sobrassem fossem pessoas para zombar de você e te amaldiçoar. Impossível? Não, foi isso o que aconteceu com Jó. Jó era um homem rico com muitos bens, filhos, servos, e de um dia para o outro ele perdeu tudo sendo que até a sua saúde foi afetada. Mas em nenhum momento Jó murmurou contra Deus ou duvidou de sua fidelidade. Nós vamos passar por momentos difíceis na nossa vida mesmo sendo tementes a Deus, mas aconteça o que acontecer o Senhor cuidará de você!

Atividades:

“Brincar de Doutor” – Cite algumas doenças para as crianças e peça a elas que dêem soluções parar sarar. Dê um exemplo para as crianças: “Estou com dor de barriga. O que eu faço?” As crianças respondem: “Faz massagens na barriga”, “Vai ao médico”, “Pergunta para o farmacêutico” “ Toma um chá” ,etc. Outras sugestões: “dor de cabeça”, “quebrei a perna”, “estou com gripe”, etc.



Vídeos:


3 comentários:

  1. Parabéns pelo texto e pelo o site, o que você tem feito é muito importante para o reino, preparando a nova geração.
    Cursos Bíblicos Online

    ResponderExcluir
  2. Muito lindo seu blog, gostei muito do ministério de crianças registrado aqui. Deixarei o meu blog aqui, se quiser seguir, eu retribuo também.
    https://teologiaemulheres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse estudo foi benção pra minha vida.

    ResponderExcluir