segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Elias no Monte Carmelo.

Referência Bíblica: I Reis 18:17-39

Versículo para Memorizar: "Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto". (Lucas 4:8)

História Adaptada:

Mostrar para as crianças uma maçã e um desenho de uma maçã. Perguntar qual podemos comer? Qual delas faz bem para nossa vida? Por quê? - Porque uma é de verdade e a outra em desenho é falsa! Estou me lembrando de que há muito tempo atrás, o povo de Israel ficou em dúvida entre o falso e o verdadeiro. Vamos ver o que aconteceu:

Havia um rei chamado Acabe casado com Jezabel (mostrar as coroas) eles adoravam um deus falso chamado Baal, as pessoas (mostrar o pote com canetinhas) imitavam as coisas erradas que o rei fazia... Você não deve fazer as coisas erradas só porque seus colegas fazem! Mas havia também um profeta de Deus chamado Elias (mostrar o rolinho). Profeta é aquele que anuncia a mensagem de Deus. E Elias vendo que o povo de Israel estava adorando um Deus falso, na direção de Deus fez um desafio: Os profetas (mostrar a lata com lápis) de Baal iriam orar a ele e Elias ia orar ao Deus Todo Poderoso.

E o Deus que respondesse com fogo do céu, esse seria o verdadeiro Deus. Os profetas de Baal concordaram e no dia marcado estavam todos no Monte Carmelo. Eles fizeram um altar, colocaram um animal para ser sacrificado e começaram a clamar dizendo: Baal responde! Responde Baal as nossas orações, e fizeram isso até o meio dia e começaram a ficar cansados... Elias, sabendo que Baal era um deus falso, começou a questionar: Ah, será que Baal não está ouvindo vocês? Falem mais alto! Talvez ele esteja muito ocupado para ouvir vocês ou quem sabe ele não foi viajar... Quando já era de tarde, Elias preparou seu altar e orou assim:

- Ó Senhor Deus de Abraão, Isaque e Jacó! Prova agora que és o Deus de Israel, e que eu sou teu servo, e que fiz tudo isto de acordo com a tua ordem. Responde-me ó Senhor, responde-me, para que este povo saiba que tu, o Senhor, és Deus e está trazendo este povo de volta para ti! Então, o Senhor mandou fogo do céu (virar a caixa), e o povo começou a dizer: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!

Faça como Elias e confie sempre no único Deus verdadeiro, o Deus que criou o céu e a terra, que te ama e que te formou em cada detalhe, adore e sirva somente a esse Deus, que se preciso for responde até com fogo do céu!

Recursos Visuais: 

Caixa com recortes de fogo pendurado/ Coroas: Rei Acabe e Jezabel/ Lata com lápis: profetas de Baal/ Lata com canetinhas: Povo de Israel/ Caixas forradas: Altares/ Rolinho de papel: Elias/ Sol.



Atividades:

Perguntas & Respostas:

a) Como se chamava o rei da história?

b) Qual era o nome do profeta da história?

c) Em que monte o profeta mandou que todos se reunissem para saber quem era o verdadeiro Deus?

d) Como se chamava o falso deus?

e) Quantos profetas serviam ao falso deus?
 
f) Que animal foi oferecido como oferta?

g) Quando os profetas do falso deus clamaram a ele o que aconteceu?

h) O que o profeta Elias fez antes de colocar o animal sobre o altar?

i) Quantas pedras o profeta Elias utilizou para fazer o altar?

j) O que aconteceu quando o profeta Elias clamou a Deus?

k) O que o povo gritou depois que o Senhor enviou fogo do céu?

- Derrubando Baal:

Material: Uma garrafa PET, uma bolinha ou papel amassado.
 
Procedimento: Escreva na garrafa a palavra Baal. Divida as crianças em grupos. Escrever as frases da coluna MENTIRA em papéis. Um participante de cada equipe pega uma das frases e lê em voz alta. O professor pergunta se é verdade ou mentira o que leu. Será mentira, então deverá dizer qual a verdade vai rebater essa mentira. Quando acertarem, amassam o papel até fazer uma bola e joga na garrafa para derrubá-la. Cada resposta e cada bola acertada valem um ponto.


MENTIRA

BAAL É DEUS VERDADEIRO

ELIAS ERA PROFETA DE BAAL

PODEMOS ADORAR MUITOS DEUSES

ELIAS PODIA MENTIR PARA O POVO

ELIAS MORRIA DE MEDO DE BAAL

BAAL OUVIU A ORAÇÃO DOS SEUS PROFETAS

BAAL MANDOU FOGO DO CÉU

ELIAS ENFRENTOU UM PROFETA DE BAAL
VERDADE

SÓ O SENHOR É DEUS

ELIAS ERA PROFETA DE DEUS

SÓ JESUS PODE SER ADORADO

ELIAS SÓ PODIA FALAR A VERDADE

ELIAS ERA UM PROFETA CORAJOSO

NÃO, PORQUE ELE ERA FALSO DEUS

NÃO, DEUS MANDOU FOGO DO CÉU

ELIAS ENFRENTOU 450 PROFETAS DE BAAL


Vídeos:


Nenhum comentário:

Postar um comentário